O Seminário Internacional da Rede Latino Americana de SSAN (Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), ocorreu entre 22 a 24 de maio, em Brasília-DF, no Hotel planalto Bittar. O evento reuniu cerca de 70 pesquisadores representantes dos 89 projetos apoiados pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e que estão sendo executados em parceria com pesquisadores da América Latina, com o objetivo de promover a compreensão dos frutos dessas pesquisas interligadas.
Os pesquisadores dos diversos projetos trabalharam organizados em grupos de trabalho temáticos (GT) e por região. Considerando a inter-relação entre os temas, com ênfase em um tema e suas relações com outros aspectos da SSAN. Os grupos de debate propostos foram:
GT 1. Governança da política pública de SSAN
GT 2. Direito Humano à alimentação adequada, educação alimentar e nutricional, e cultura alimentar
GT 3. Sistemas alimentares (produção, processamento, embalagem, distribuição – comercialização, consumo, gestão de resíduos)
GT 4. Prevenção e controle de agravos nutricionais e má-alimentação
Estavam presentes pesquisadores da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile e Equador (foto). O maior propósito do evento foi fortalecer o trabalho em rede. Para apoiar a articulação dos pesquisadores, estão sendo criados, além do INTERSSAN, outros 4 centros de ciência e tecnologia em SSAN. A plataforma NutriSSAN irá mediar os processos de comunicação online. Para tanto serão formados grupos de interesse especial (sig), para tratar da articulação regional, de temas gerais e de temas específicos no âmbito da Ssan.
Clique aqui para acessar as fotos do evento.
Clique para acessar ao Livreto da Rede Latino Americana de SSAN do evento e a Apresentação Rede Latino Americana de SSAN.