Seminário Internacional da Rede Latino-americana de SSAN, é um encontro a ocorrer na data de 22 a 24 de maio de 2018, em Brasília-DF, no Hotel planalto Bittar (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 03, Cloco A, Asa Sul).

O objetivo é reunir parceiros da Rede Latino-americana de SSAN, para organizar e preparar o encontro dos 89 pesquisadores da Chamada CNPq/MCTIC n. 16/2016, para que possamos todos compreender os frutos destas pesquisas interligadas. Durante o encontro os pesquisadores dos diversos projetos devem trabalhar organizados em grupos de trabalho temáticos (GT) e por região.

Os grupos deverão considerar a inter-relação entre os temas, porém com ênfase em um tema e de suas relações com outros aspectos da SSAN. As políticas públicas de SSAN deverão ser trabalhadas em todos os GTs como tema transversal. Estes serão os grupos de debate propostos:

GT 1. Governança da política pública de SSAN:

Ementa: Como a academia tem contribuído para a governança de SSAN nos países. No caso do Brasil, como tem sido a articulação ao SISAN e aproximação/ parcerias com as políticas públicas da área no âmbito da gestão pública e da participação social;

GT 2. Direito Humano à alimentação adequada, educação alimentar e nutricional, e cultura alimentar:

Ementa: Educação alimentar e nutricional em todas as etapas do sistema alimentar envolvendo questões socioeconômicas-ambientais, contextualizadas com base no direito humano à alimentação adequada e à cultura alimentar;

GT 3. Sistemas alimentares (produção, processamento, embalagem, distribuição – comercialização, consumo, gestão de residuos):

Ementa: Sistemas alimentares (agroecológico, agroindustrial, familiar, indígena/ campesino), acesso e apoio a circuitos curtos de produção-abastecimento, incluindo tecnologias e infraestrutura de transporte-distribuição, mercados e compras institucionais, serviços, tratamento de resíduos, perda e desperdício de alimentos

GT 4. Prevenção e controle de agravos nutricionais e má-alimentação:

Ementa: Consumo alimentar, estado nutricional e articulação ao sistema de saúde, estado de segurança alimentar,  influência da mídia, marketing, rotulagem de alimentos, obesidade e ambientes obesogênicos.fluência da mídia, marketing, rotulagem de alimentos, obesidade e ambientes obesogênicos.


Veja o Cronograma do Evento em Português ou em Espanhol e acompanhe os pôsteres  apresentados no seminário e o memorial do evento.